terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Pedagogo Empresarial e o RH


A Pedagogia no âmbito empresarial se consome basicamente com os conhecimentos, as habilidades, as competências e as atitudes tidas como necessárias à melhoria da produtividade. Confirmando esse olhar de Pedagogia Empresarial, Almeida (2006:06) afirma que o foco desta é "qualificar pedagogos e administradores para atuarem no âmbito empresarial, visando aos processos de planejamento, capacitação, treinamento, atuação e desenvolvimento do corpo funcional da empresa".
As atividades do pedagogo empresarial relacionam-se a quatro áreas/campos à saber: atividades pedagógicas, sociais, burocráticas e administrativas. Essas atividades permitem a atuação do mesmo em empresas e escolas em função de natureza técnica pedagógica e administrativa; propor e coordenar atualização de profissionais em Empresas e Órgãos ligados à área educacional; coordenar serviços no campo das relações interpessoais; planejar, controlar e avaliar o desempenho profissional de seus subordinados; assessorar empresas e o entendimento de assuntos pedagógicos pessoais.
O papel do RH é essencialmente educativo, ele trabalha na sensibilização e educação dos seus funcionários, lidar com pessoas é um de suas principais características e faz parte de um dos principais desafios de uma organização. Para CHIAVENATO (2009: p.254)
"Sempre acreditei que a Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais. Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos. A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos".


Pedagogia é pratica e pratica é imprescindível dentro de qualquer ambiente organizacional, ela nos ensina o COMO fazer, a didática (teoria) e metodologia (pratica) andando lado a lado.

Fontes: htp://www.pedagogia.com.br/artigos/rhpedagogiaempresarial/index.php?pagina=0

Um comentário:

  1. A pedagogia empresarial auxilia no novo modelo de capacitar e desenvolver que deveríamos utilizar na era em que vivemos. A maneira de se fazer negócios, as empresas e os trabalhadores sofreram muitas transformações nas últimas 2 décadas. Porém, poucas organizações encontraram o caminho para alinhar seus objetivos aos dos colaboradores. Parabéns pelo blog!
    Lhe convido a visitar o meu: http://gestaocompessoas-vivianesouza.blogspot.com

    ResponderExcluir